Você conhece os tipos de sushi?

Muita gente não sabe, mas "sushi" é o nome genérico que se dá para diversos tipos de "bolinhos de arroz" temperados enrolados com peixe cru ou cozido, outros frutos do mar, vegetais, frutas, etc. Então, quando você vai a um restaurante japonês ou a uma loja de sushis, você vê inúmeros nomes diferentes e muitas vezes pode acabar se confundindo, não é mesmo? Esses nomes são devido ao formato do sushi em questão, por exemplo, "temaki" é o sushi enrolado à mão em formato de cone. Abaixo estão os tipos mais comuns de sushi encontrados:

NIGIRI

Sushi em formato de bolinho, coberto por uma fatia de peixe (mais comum), mas podendo ter outras variações como vegetais e outros frutos do mar. Na imagem abaixo, temos o Nigiri de Tamagoyaki (Omelete Japonesa) do GoGo Sushi.

MAKIZUSHI

O Makizushi é um sushi em formato cilíndrico, envolto de alga marinha desidratada (chamada "nori"). Este rolo é cortado em 8 peças iguais e depois servido. O recheio do makizushi pode ser bem diversificado, vale a criatividade do sushiman nessas horas!

URAMAKI

O Uramaki é bem similar ao Makizushi, porém, este é enrolado da maneira inversa, ou seja, o arroz fica por fora, e este é coberto por gergelim torrado. Em japonês, a palavra "ura", significa "fora". Aqui no Brasil, o Uramaki Filadélfia bem como o Uramaki de Romeu e Julieta são muito populares!

TEMAKI

Como anteriormente dito, o Temaki é um sushi maior, enrolado em nori em um formato de cone, e recheado. Para comer um Temaki, assim como tomar um sorvete na casquinha, temos que usar as mãos. Nada de hashi por aqui!

HOSSOMAKI

O Hossomaki é o sushi mais fininho. Do japonês, "hossoi" significa "fino". Os sabores mais comuns são o Sakemaki (Hossomaki com recheio de Salmão Cru) e Kappamaki (Hossomaki com recheio de Pepino Cru).

#sushi #nigiri #temaki #uramaki #hossomaki #makizushi

Posts Em Destaque
Posts Recentes